Jean Wyllys: "Debates das Eleições 2016 serão antidemocráticos"

O deputado federal pelo PSOL convoca candidatos e apoiadores do partido a se unirem no movimento de abaixo-assinados #DemocraciaNosDebates, criado na Change.org

Imagem do movimento #democracianosdebates, que luta pela presença de todos os candidatos nos debates na televisão. (Imagem: Reprodução)

Imagem do movimento #democracianosdebates, que luta pela presença de todos os candidatos nos debates na televisão. (Imagem: Reprodução)

A corrida pelas prefeituras inicia oficialmente nesta terça, 16 – mas os debates que já começam a ir ao ar nos canais de televisão não mostrarão todos os candidatos, só alguns. Uma reforma política aprovada pelo ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, acaba com a representatividade: somente partidos com mais de 10 deputados federais têm participação garantida. O PSOL têm 6, e por isso resolveu fazer barulho na internet. “É muito importante que as pessoas se engajem na campanha por #DemocraciaNosDebates assinando as petições criadas pelo PSOL”, disse por telefone à equipe da Change.org o deputado federal Jean Wyllys.

Jean Wyllys afirma que exclusão do PSOL nos debates foi manobra de Eduardo Cunha. (imagem: divulgação)

Jean Wyllys afirma que exclusão do PSOL nos debates foi manobra de Eduardo Cunha. (imagem: divulgação)

O partido está usando a ferramenta de Movimentos – em uma única página na Change.org, várias petições sobre o mesmo assunto têm as assinaturas somadas e a possibilidade de ação conjunta. Cada mobilização vem de uma cidade, todas com o objetivo comum de pressionar as emissoras de TV para que os candidatos da legenda estejam nos debates. “A internet, as redes sociais e os smartphones, com todos os seus aplicativos, oferecem às pessoas a possibilidade de se manifestarem de forma rápida e sem precisar de recursos econômicos que antes eram um impedimento”, argumenta Jean.  

O primeiro abaixo-assinado sobre o tema foi criado pela paulistana Sâmia Bomfim e pressiona as emissoras de TV a convidarem para o debate a candidata do PSOL à Prefeitura de São Paulo, Luiza Erundina. “Ela está em 3º lugar na última pesquisa de intenção de votos. Essa petição pede igualdade de condições na disputa municipal”, defende o texto.

Logo em seguida, militantes de Franca, interior de São Paulo, criaram um abaixo-assinado para que Thiago Rodrigues, do PSOL da cidade, participe dos debates. A ideia já chegou também a outras duas capitais, Fortaleza e Vitória, onde outros dois abaixo-assinados lutam para que os candidatos João Alfredo e André Moreira também não fiquem de fora.

“A verdade é que se o PSOL tivesse 10 deputados, Cunha teria colocado na lei que são necessários 11, porque essa cláusula foi feita à medida das necessidades do PMDB. Então o critério não importa, é uma mentira", diz o deputado federal Jean Wyllys. "Ele teve a cara de pau de chamar isso de ‘reforma política’. Mas nós vamos lutar contra isso e precisamos do apoio da sociedade para mudar essa situação”.

Cada assinatura nas petições da Change.org é encaminhada por email para o destinatário, que fica sabendo da mobilização e recebe um link para postar uma resposta. Se responder, todos os apoiadores são notificados por email, e o diálogo se inicia. Jean Wyllys manda um recado para parlamentares e outros líderes políticos que ficam ressabiados com este tipo de pressão. “Eu gosto de ser 'pressionado' pela sociedade civil, porque essa pressão é um contrapeso ao lobby que as empresas e corporações fazem sobre outros deputados que são mais sensíveis à força da grana", diz. E completa: "Algumas pessoas acham que essas petições online não servem para nada, mas estão equivocadas".

Este é o primeiro movimento de abaixo-assinados voltado para as Eleições 2016 na Change.org. Outros usuários da plataforma já tomaram iniciativas semelhantes, sobre outros temas. Um deles, o movimento #VaiTerPartoHumanizadoSim, luta pela implementação de doulas e outros procedimentos por partos mais humanos em hospitais e maternidades do Brasil todo. Já a página Pelo fim das carroças no Brasil reúne mobilizações pela proibição do uso de tração animal.